Estreou ontem (18), na Rede Minas, o programa “Se Liga na Educação”, que faz parte do Regime de Estudo não Presencial, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As tele aulas gravadas começaram a ser exibidas às 7h30 da manhã e foram até às 11h15. Desse horário até 12h30, os professores esclareceram as dúvidas, ao vivo, encaminhadas pelos alunos aos canais de contato.  Já na estreia, a ferramenta alcançou números relevantes. Só no canal da emissora no Youtube foram registrados picos de cerca de 270 mil visualizações simultâneas e, até o final do dia, mais de 760 mil visualizações da transmissão do programa.

Foto: Divulgação / SEE/MG

A interação dos estudantes com o “Se Liga na Educação” foi outro ponto alto. Os canais de atendimento receberam mensagens de todas as partes do estado, sendo a maior parte encaminhada via Whatsapp. 

Já o site estudeemcasa.educacao.gov.br, onde estão reunidos todas as apostilas do Plano de Estudo tutorado (PET), os vídeos das tele aulas e os guias práticos, registrou mais de 5 milhões de acessos,considerando os últimos cinco dias. Com média de mais de 1 milhão acessos diários e 12 mil simultâneos por hora.

No mesmo período, a página recebeu mais de 752 mil usuários diferentes – cada dispositivo (celular, computador ou tablete) é entendido como um usuário, assim, ele pode entrar mais de uma vez na página. Por exemplo, um estudante pode entrar do seu computador mais de uma vez no endereço eletrônico. Neste caso será contabilizado um usuário. Já a quantidade de vezes que ele visitou o site será somada como acessos.

O conteúdo desenvolvido pela SEE em parceria com as secretarias municipais e entidades ligadas à Educação também fez sucesso fora de Minas. Até ontem, foram recebidos 38,8 mil acessos feitos no Rio de Janeiro, outros 36,3 da Bahia e 31,9 do Espírito Santo. Houve interesse também em São Paulo, de onde saíram 30 mil acessos, e 10,4 mil do Distrito Federal.

O hotsite também foi acessado do exterior. Os últimos números mostram acessos na Argentina (5 mil) e Estados Unidos (4,7 mil) os países que mais se interessaram. A eles se somam o Canadá de onde foram registrados 499 acessos, França com 380 e Índia com 356. 

Conexão Escola

Também nesta segunda-feira (18/5) outra ferramenta do Regime de Estudo não Presencial, o aplicativo “Conexão Escola”, está entre os mais baixados na plataforma Google Play Store no Brasil, na oitava posição.  Até a manhã já haviam sido feitos mais de 485 mil downloads da plataforma.  Já o app da Rede Minas, onde também é possível acompanhar as aulas ao vivo, teve aumento de 2.300% com 12 mil downloads. 

Alunos e professores da rede estadual não pagam para utilizar as funções do “Conexão Escola”. A navegação patrocinada da plataforma já utilizou mais de 103 mil GB de dados, por quase 32 mil usuários, com média de 3,32 MB de dados usados por cada um deles.

Se Liga na Educação

O conteúdo das teleaulas foi distribuído por área de conhecimento. Nas segundas-feiras a temática é Linguagens (Português, Inglês, Literatura, Arte e Educação Física). Na terça-feira, o assunto é Ciências Humanas (História e Geografia). Matemática é tema na quarta-feira. Quinta-feira é a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). E na sexta-feira a programação é específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As teleaulas são ministradas por professores da rede estadual de cada disciplina e têm como referência o conteúdo que está programado nos Planos de Estudos Tutorados (PETs), de acordo com os anos de escolaridade.

A programação semanal está disponível no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. No site também será possível baixar as aulas, caso não seja possível assistir no momento da exibição ou os estudantes queiram rever o conteúdo. Os vídeos ainda vão ficar postados no aplicativo “Conexão Escola” e também estarão disponíveis no canal da SEE/MG no Youtube.

Será possível tirar as dúvidas durante a programação ao vivo, entre 11h15 e 12h30. Basta enviar as perguntas pelo Whatsapp para o número (31) 9 8295-2794 ou ligar para o número (31) 3254-3009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentario.
Por favor digite seu nome aqui.