Treinamento de mesários que vão trabalhar nas eleições esse ano é realizado em Monte Carmelo


O treinamento foi realizado na Câmara Municipal, cerca de 75 mesários participaram do evento na manhã de hoje (11), esclarecendo as possíveis dúvidas dos voluntários. Foi realizado também um treinamento na tarde desta terça-feira e na quarta-feira e na quinta-feira será em Douradoquara.

Ao todo são 448 mesários convocados, sendo 420 em Monte Carmelo e 28 em Douradoquara para trabalhar nas eleições desse ano, número menor que nos anos anteriores, pois o cartório eleitoral ainda contava com as cidades de Iraí de Minas e Romaria, já esse ano o cartório eleitoral do município conta somente com as cidades de Monte Carmelo e Douradoquara.

O treinamento de mesários é algo essencial para o bom andamento das eleições pois com ele os voluntários recebem todas as instruções necessárias, “é importante que o mesário venha ao treinamento para que ele possa aprender a lidar com a urna eletrônica e com as situações que ocorrem durante a eleição, então a gente traz um curso prático e teórico para que o mesário possa ter um suporte necessário para saber o que fazer diante das situações na seção eleitoral, e também para administrar com fluência a urna eletrônica”, explica Monica Cardoso, chefe do Cartório Eleitoral de Monte Carmelo.

Outra novidade este ano é o aplicativo de TSE para os mesários, com ele os mesários tem a oportunidade de esclarecer qualquer dúvida que surgir antes das eleições, a plataforma esta disponível para ser baixada gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store.

Os mesários têm papel fundamental para o bom andamento do processo de votação. Ele  é o representante da Justiça Eleitoral que compõe a mesa receptora de votos. Para orientar seu trabalho, recebe treinamento específico da Justiça Eleitoral para que possa solucionar eventuais dúvidas ou questionamentos que venham a surgir no dia da votação.

Seja o primeiro a comentar
Publicidade
Ultimas notícias