Confira como funciona a inscrição para o Pronatec


Fonte: Governo do Brasil, com informações do MEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece Educação Profissional e Tecnológica gratuitamente. Para participar é preciso procurar uma instituição com vagas abertas, que são limitadas de acordo com o curso.

No site do programa, no menu “meu cadastro”, é possível preencher o formulário “receber notificação de vagas”.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Os dados solicitados são CPF, e-mail, número do celular e informações sobre o município, estado e o curso desejado. Com esse cadastro feito, o candidato será avisado quando as vagas estiverem abertas.
Depois é só conferir as exigências da instituição de ensino e fazer a inscrição. O programa tem como público-alvo os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; os trabalhadores; os beneficiários dos programas federais de transferência de renda; e os estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública.

A oferta de vagas é determinada a partir da demanda apresentada por instituições parceiras do programa e das necessidades econômicas e sociais de cada região. Essas unidades de ensino também têm a responsabilidade de divulgar as opções disponíveis e selecionar os alunos.

Publicidade
Ultimas notícias