Vai viajar? Confira algumas recomendações para um bom passeio


Dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) revelam que o turismo mundial superou as expectativas de crescimento em 2017. No período, 1,322 bilhão de pessoas viajaram para os mais diversos pontos turísticos dos continentes. Aqui, no Brasil, não foi diferente. Além de ser destino de milhares de estrangeiros, o País também é a escolha de muitos brasileiros que preferem não cruzar fronteiras para descansar e se divertir.

Foto: Agência Brasil

Mas, para que o passeio seja tranquilo e agradável, é preciso estar atento às várias recomendações que podem (ou não) fazer da sua viagem uma experiência inesquecível. Serviços como hospedagem, transporte, informações turísticas e agenciamento turístico são essenciais.

Com o objetivo de garantir uma viagem tranquila aos turistas, o Ministério do Turismo criou o site Viaje Legal. Nele, é possível ter acesso a informações importantes sobre o Brasil como destino turístico.

Saúde

Em alguns estados, é recomendado que a caderneta de vacinação contra a febre amarela esteja em dia. Além disso, é preciso adotar alguns cuidados para se proteger contra o mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir o Zika Vírus, Dengue e Chikungunya.

Em passeios ecoturísticos, por exemplo, utilize roupas que protejam o corpo contra picadas de insetos e carrapatos. Aplique repelente, use sempre protetor solar e beba bastante água. É importante que o agente de viagens seja comunicado em caso de alergia a alimentos, problemas cardíacos, necessidades especiais ou qualquer restrição que exija cuidados especiais durante a viagem. Saiba mais clicando aqui.

Clima

O Brasil é um país tropical. Por esse motivo, dê prioridade a roupas leves e frescas, principalmente no verão. Por suas proporções continentais e diferentes regiões, o País apresenta grandes variações quanto ao clima, relevo e vegetação.

A média de temperatura anual é de 26ºC na região Norte e de 18ºC no Sul. O inverno brasileiro acontece nos meses de maio a setembro. Já em algumas cidades do Sul, as temperaturas chegam a menos de 0ºC, com geadas e neve. No verão, o calor pode ser de mais de 40ºC em estados como no Rio de Janeiro, por exemplo. Confira mais informações sobre as regiões.

Serviços de Turismo

O serviço de guia turístico pode ser essencial se você não conhece a região. O guia é o profissional responsável pelo bom andamento da viagem, respondendo pelas atividades técnicas e administrativas da agência no destino turístico. Cabe a ele orientar, cuidar e dar apoio ao turista ou grupo de turistas. O profissional deve ser cadastrado no Cadastur. Saiba mais.

Por meio do Cadastur, o viajante consegue consultar o cadastro oficial dos prestadores de serviços turísticos do Brasil. Antes de viajar, não esqueça de pedir a confirmação, por escrito, de sua reserva no meio de hospedagem.

Transporte

Viajando de ônibus ou de avião, guarde sempre o bilhete de passagem e o tíquete de bagagem. Eles são a garantia do viajante no caso de extravio ou dano na bagagem. Fique atento ao peso da bagagem em caso de viagem aérea. Antecipe seu horário para não perder o voo/ônibus.

Recomendações

Em caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, o Ministério do Turismo recomenda procurar o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para fazer reclamação. Para isso, é fundamental ter sempre em mãos os comprovantes dos serviços turísticos contratados. Valem anúncios de jornais, da internet, vouchers, entre outros comprovantes.

Para informações sobre serviços turísticos de cada destino, consulte a Secretaria de Turismo dos municípios e/ou governos estaduais.

 Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Turismo.
Publicidade

Ultimas notícias