Oração, Santa Missa, coroação, imposição do escapulário e carreata marcam o dia de N. S. do Carmo em Monte Carmelo


O dia 16 de julho, data em que comemora a festa de Nossa Senhora do Carmo, católicos na cidade de Monte Carmelo no Alto Paranaíba participaram da Santa Missa logo pela manhã.

A celebração foi realizada pelo Mons. Antônio Severo e concelebrada pelo Pe.  Olivar Constantino pároco da matriz que leva o nome da padroeira do município, durante a homilia o Monsenhor exortou aos presentes sobre a importância da devoção a Nossa Senhora sob o título de N.S. do Carmo e o uso do escapulário, “usar o escapulário é sentir estar debaixo do manto de nossa Senhora, amparado, protegido, estar bem mais feliz, com um compromisso de estar diante dela, compromisso de estar ouvindo a palavra de Deus”, disse Mons. Antônio severo.

Durante a Santa Missa foi realizada ainda a coroação da imagem de N. S. do Carmo pelas crianças, a benção e imposição do escapulário (o escapulário é feito de dois quadradinhos de tecido marrom unidos por cordões, tendo de um lado a imagem de Nossa Senhora do Carmo, e de outro o Coração de Jesus, ou o brasão da Ordem do Carmo).

Após a celebração foi realizada por algumas ruas do município uma carreata que já é tradicional neste dia, a frente seguia um veículo ornado com flores e a imagem da santa seguida por vários carros.

A devoção a Virgem do Carmo em Monte Carmelo começou logo no início do povoado, de acordo com a história, a fazendeira dona Clara Chaves era muito devota de Nossa Senhora do Carmo. Por isso, doou a área de uma légua quadrada (6 km x 6 km) à Nossa Senhora do Carmo, região onde estavam localizadas as famílias dos garimpeiros, para que aí se construísse uma capela em louvor à Santa. Desde então, a cidade tem como padroeira a Senhora do Carmo.

festa de N. s. do Carmo

Publicidade

Ultimas notícias