Campus Party Brasília: 55 toneladas de lixo eletrônico foram arrecadadas


Cerca de 55 toneladas de lixo eletrônico foram doadas para reaproveitamento, na última sexta-feira (29), durante a Campus Party Brasília, que reuniu quase 100 mil pessoas na capital e terminou no último domingo (1°). O ônibus do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) Programando o Futuro, que levou o material, tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Os especialistas do CRC, que fica em Valparaíso (GO), vão examinar os equipamentos doados e esclarecer à população como é feito o recondicionamento de computadores e o tratamento dos resíduos. Após o processo, os aparelhos serão doados para telecentros, escolas públicas e bibliotecas e o que não puder ser reaproveitado será tratado como lixo eletrônico. O ônibus recebe celulares, impressoras, CPUs, monitores, notebooks, fontes de alimentação e outros materiais.

“Essa entrega marca o início de uma série de ações que queremos fazer nos grandes eventos de tecnologia do País. Assim, geramos capacitação para os jovens dos CRCs, computadores para centros de inclusão digital e também conscientizamos a população sobre a importância de fazer o descarte correto”, explicou o coordenador-geral de Articulação da pasta, Alexandre Mesquita. No Brasil, existem nove CRCs: Brasília (DF), Valparaíso (GO), Petrolina (PE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), João Pessoa (PB), Emaús (PA), Maracanaú (CE) e São Paulo (SP).

Fonte: Governo do Brasil/ Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Publicidade
Ultimas notícias