Goiás recebe 648 mil doses de vacina contra influenza


Só neste ano, foram registrados 41 casos de influenza em Goiás. Em todo o estado, quatro pessoas infectadas pelo vírus morreram

O estado de Goiás já vai poder, a partir da quarta-feira (11), planejar a imunização dos cidadãos contra o vírus influenza.

O Ministério da Saúde vai enviar ao estado 648 mil doses da vacina, como parte da campanha nacional que ocorre anualmente em abril – antes do inverno, período de sazonalidade da doença.

Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

De acordo com o ministério, assim que receber as doses da vacina, a secretaria estadual de saúde terá autonomia para antecipar a vacina para as regiões prioritárias.

Só neste ano, foram registrados 228 casos de influenza em todo o país. Desses, foram 41 em Goiás. No mesmo período, foram 28 óbitos, sendo 4 em Goiás. Do total, 57 casos e 10 óbitos foram por H3N2. Em relação ao vírus H1N1, foram registrados 84 casos e 8 óbitos. Ainda foram registrados 50 casos e 6 óbitos por influenza B e os outros 37 casos e 4 óbitos por influenza A não subtipado.

Saiba mais sobre o vírus influenza e como se prevenir:

Transmissão
Contato com secreções respiratórias da pessoa contaminada (ao falar, tossir ou espirrar); mãos e objetos contaminados; e contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Sintomas
Febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Prevenção
Cuidados simples podem evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; e evitar locais com aglomeração de pessoas.

Fonte: Governo do Brasil, Ministério da Saúde
Publicidade

Ultimas notícias