Diante da necessidade de inserir o Brasil como centro vital das economias mais modernas, o Governo do Brasil lançou a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital). Por meio de um decreto, ações que impulsionem a digitalização na indústria, nos serviços e na sociedade agora entrarão em prática pelos próximos anos.

Foto: Pixabay

Como resultado dessa política, busca-se atingir os seguintes objetivos: competitividade em negócios digitais, eficiência nos serviços públicos, criação de empregos qualificados e um avanço na melhoria da educação – da mesma maneira em que ocorre em países com alto grau de tecnologia.

Para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a estratégia trará muitos benefícios ao país. “[O plano] Permite alavancar e preparar o Brasil para novos instrumentos, por exemplo, relacionados ao setor de Internet das Coisas”, apontou.

Eixos

Foram definidos nove eixos para que esses objetivos sejam alcançados. Entre os principais estão: ampliar a infraestrutura de redes e acesso à internet; impulsionar o setor de pesquisa e inovação; garantir a segurança no ambiente digital; capacitar profissionais e inserção do Brasil no contexto global.

“Até para produzir bens primários, a gente vai precisar de tecnologia […] A gente só passa a ter, de fato, importância no cenário internacional e fortalecimento da economia a partir desta transformação digital”, afirmou o secretário de Política de Informática da pasta, Thiago Camargo.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do MCTIC

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentario.
Por favor digite seu nome aqui.