Laboratório da Cooxupé em Monte Carmelo avalia 1.800 xícaras de café por dia durante a safra


Unidade também tem estrutura específica e pioneira para análise de lotes da Nespresso

Fonte: Cooxupé | Phábrica de Ideias

No Núcleo da Cooxupé, em Monte Carmelo, no Cerrado Mineiro, 1.800 xícaras de café são avaliadas todos os dias, no período da colheita, por uma equipe especializada. A equipe do Laboratório de Controle de Qualidade classifica 260 amostras por dia, além de manter uma estrutura específica para análise de lotes do programa AAA da marca Nespresso.

Legenda: 1.800 xícaras são avaliadas durante a safra – divulgação

“Toda a produção dos cooperados do Cerrado é avaliada aqui. E na safra a demanda aumenta muito. Todos os dias o malote pega as amostras de café nos armazéns do cerrado e traz pra cá”, explica Antônio César Gonçalves Correa, gerente de classificação do laboratório.

Junto com o gerente, mais seis profissionais participam do processo de classificação dos lotes. Diariamente, são 360 litros de café testados. E os cafeicultores têm retorno rápido dessas avaliações: em até 24 horas os resultados podem ser consultados.

O processo

Legenda: Provadores analisam qualidade da bebida. Identificação do produtor é preservada, garantindo isenção na avaliação – divulgação

Todo o processo é automatizado e as caixas identificadas por código de barras. Inicialmente, o café passa por um processo de classificação física – em que são analisados cor, aspecto e umidade de cada lote recebido. Depois, vem a avaliação sensorial, com testes de olfato e paladar para definir a escala da bebida de acordo com os padrões estabelecidos pelo mercado.

Por último, é feita a prova da bebida. “São dois classificadores fazem a experimentação, se houver alguma dúvida quanto à avaliação, um terceiro classificador prova, para garantirmos isenção nas avaliações”, explica o gerente.

 

Nespresso

Também em Monte Carmelo funciona um laboratório específico para fazer as análises de lotes que são destinados ao Programa AAA Sustainable Quality™ da Nespresso. Pioneira no Brasil, a análise é feita conforme os padrões da empresa com equipamentos específicos. A Cooxupé fornece de 120 mil a 160 mil sacas por ano para a Nespresso.

 

Publicidade
Ultimas notícias